Artigos

Tosse com Etiqueta X Influenza A (H1N1)

Influenza comumente conhecida como gripe é uma doença viral, aguda, febril e na maioria dos casos benigna e auto limitada. É transmitida de pessoa a pessoa pela tosse ou espirro de pessoas infectadas. A transmissão pode ocorrer quando houver contato próximo até um metro, principalmente em locais fechados, com alguém que apresente sintomas de gripe.
A gripe H1N1 ou Influenza A é provocado pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A.
O período de incubação varia entre 3 e 5 dias. A transmissão pode ocorrer até mesmo antes de aparecerem os primeiros sintomas.
Neste ano o aumento das infecções por influenza ocorreu de forma antecipada, conforme boletim divulgado pela Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde dia 04/04/2016, já foram notificados no Brasil 444 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causadas pelo vírus da Influenza A (H1N1).
Ainda conforme o boletim, O H1N1 é responsável por 93,4% dos casos de óbitos no país.
Considera-se grupo de maior risco de desenvolver complicações devido a influenza, idosos, gestantes, crianças ate 05 anos e pessoas com alguma comorbidade.
Tosse com etiqueta e vacinação são medidas essenciais, fiquem atentos as dicas abaixo:
- Higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%,
- Cobrir nariz e boca com parte interna do cotovelo ou parte interna da camisa ao tossir ou espirrar;
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal e evitar aglomerações, são fundamentais para proteção individual.
A distribuição da vacina na rede pública está marcada para começar do dia 30 de abril até 20 de maio. A vacinação contra influenza no SUS é destinada aos grupos prioritários.
Na rede privada, algumas clínicas já tem disponível os primeiros lotes da vacina trivalente e tetravalente.
Sendo que a trivalente confere imunidade contra H1N1, H3N2 (vírus da influenza A) e uma cepa da Influenza B. Esta vacina pode ser usada a partir dos 06 meses de idade.
E a vacina tetravalente ou quadrivalente além de proteger contra H1N1, H3N2 e Influenza B também protege contra uma segunda cepa de influenza B. A vacina tetravalente só pode ser usada a partir de 03 anos de idade.

Danielle Vasconcelos Mesquita Rocha
Enfermeira Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da SCCD

Cique aqui e veja: medidas simples para se previnir.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011.
By: Fresh Joomla templates