Artigos

O movimento Outubro Rosa

Outubro-Rosa

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do Câncer de Mama, na década de 1990 nasceu o Outubro Rosa nos Estados Unidos.

         A data é celebrada anualmente com o objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde (MS), desmistificando crenças em relação à doença.

         O câncer de mama corresponde a 25% dos casos de Câncer entre mulheres no Brasil e no mundo. Sendo que as mulheres representam 99% dos casos de Câncer de mama, enquanto apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens.

         O auto-exame das mamas deve ser realizado diariamente. Toda mulher, independente da idade deve conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres!

         A idade é um dos mais importantes fatores de risco para doença, portanto mulheres entre 50 e 69 anos além de estarem atentas ao seu corpo, devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não ha sinais nem sintomas) a cada dois anos, conforme recomendações do MS.

O Ministério da Saúde disponibiliza, além da mamografia, todo o tratamento para câncer de mama através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

2011.
By: Fresh Joomla templates